RESUMO
Urbanização
DEFINIÇÃO: Urbanização é o processo de formação ou de ampliação das áreas urbanas, em contraposição às áreas rurais. As regiões urbanas são marcadas pela alta densidade populacional (grande número de habitantes por área), pela predominância de atividades econômicas relacionadas à indústria, ao comércio e aos serviços e pela existência de equipamentos públicos de uso coletivo, como escolas e centros de saúde.
TENDÊNCIA GLOBAL: As zonas urbanas atraem as pessoas por oferecer, teoricamente, melhores condições de vida, traduzidas em mais oportunidades de trabalho, saúde, educação e lazer. A população urbana global aumenta a uma taxa quase duas vezes maior que a da população em geral. No Brasil, cerca de 85% da população mora em cidades.
CRESCIMENTO DAS CIDADES: Com o aumento da urbanização, a área das cidades se amplia. Os limites entre municípios vizinhos se estreitam e desaparecem (processo chamado de conurbação). O processo acelerado de urbanização, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil, provocou e agravou uma série de problemas, como déficit habitacional, carências no transporte e na oferta de serviços públicos, como saneamento básico, saúde e educação.
MOBILIDADE É: um dos principais desafios das metrópoles brasileiras. A falta de planejamento e a prioridade dada ao automóvel relegou o transporte coletivo ao segundo plano. Como resultado há grandes congestionamentos nas ruas e avenidas, demora nos deslocamentos, lotação de ônibus e poluição do ar.
SOLUÇÕES EM TRANSPORTE: Especialistas apontam que para melhorar a qualidade do transporte público é preciso um planejamento urbano que integre os diferentes meios, como ônibus, metrô, trens e ciclovias. Além disso, outras medidas podem ser adotadas, como rodízio de veículos, pedágio urbano, implantação de corredores e faixas exclusivas para ônibus e restrição de tráfego e de estacionamento.
Simulado :
Nenhum comentário:
Postar um comentário