Translate

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016


GEOLOGIA - RESUMO


ESTRUTURA INTERNA DA TERRA: A estrutura interna da Terra é composta pelas seguintes camadas: litosfera, manto e núcleo central. A litosfera é um revestimento pouco espesso, que corresponde apenas a 1% da massa da Terra. O manto é a camada onde se originam os fenômenos geológicos como os vulcões e terremotos. O núcleo central (também chamado de NIFE), corresponde à camada mais interna da Terra.

ROCHAS: As rochas são formadas pela agregação natural de diferentes minerais. De acordo com sua origem, as rochas são classificadas como: magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas. As rochas magmáticas constituem a maior parte da crosta terrestre e, subdividem-se em: rochas magmáticas extrusivas e rochas magmáticas intrusivas. As rochas magmáticas extrusivas resultam de materiais provenientes do manto, que se resfriam e solidificam na superfície. As rochas magmáticas intrusivas são formadas quando ocorre o resfriamento e solidificação de materiais provenientes do manto antes de atingirem a superfície. Como exemplo de rochas extrusivas temos o basalto e, de rochas intrusivas temos como exemplo, o granito. As rochas sedimentares são formadas pela compactação de materiais resultantes da erosão de rochas mais antigas. Como exemplos de rochas sedimentares temos a areia, o calcário e o arenito. As rochas metamórficas são resultantes de transformações causadas pela ação da pressão e temperatura sobre as rochas sedimentares e magmáticas. Como exemplo de rochas metamórficas temos o mármore.

ESTRUTURA GEOLÓGICA: A estrutura geológica está diretamente relacionada a ação dos seguintes agentes internos: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos. Em alguns casos, tais agentes também são responsáveis pela modificação do relevo. A estrutura geológica da Terra é composta por: escudos cristalinos, dobramentos modernos e bacias sedimentares. Os escudos cristalinos correspondem às estruturas geológicas mais antigas; portanto, são as que mais sofreram a ação dos processos erosivos e, consequentemente, apresentam baixas altitudes. No Brasil, o Escudo das Guianas e o Escudo Brasileiro são exemplos desse tipo de estrutura geológica. As áreas de escudos são ricas em recursos minerais. As bacias sedimentares formaram-se em decorrência do processo de erosão ocorrido nos escudos, que resultou no acúmulo de sedimentos nas áreas de depressões. As bacias sedimentares também são áreas que abrigam importantes recursos minerais. No Brasil, temos os seguintes exemplos de bacias sedimentares: Bacia Amazônica, Bacia do Meio- Norte, Bacia do São Francisco e Bacia do Pantanal. Os dobramentos modernos constituem as estruturas geológicas mais recentes e, formaram-se pela ação das forças internas da Terra. Os dobramentos modernos deram origem às mais altas cadeias de montanhas da Terra, como por exemplo, o Himalaia, os Alpes, os Pirineus, a Cordilheira dos Andes e as Montanhas Rochosas.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário