Translate

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Diferença entre economia de mercado e economia planificada



Veja as definições e diferenças entre economia de mercado e economia planificada e entenda como os governos atuam e regulam cada uma delas.
A economia é um assunto amplo que envolve vários estudos, o qual faz a sua complexidade e terminologia extensa. Economia de mercado e economia planificada são definições onde usualmente surgem questionamentos e confusão. Cada uma delas mostra um lado diferente e com situações distintas. Veja aqui como entender melhor a diferença entre economia de mercado e economia planificada:

Economia de Mercado

A economia de mercado está presente na maioria das vezes nos países ocidentais. Representa um sistema capitalista e com maior poder econômico. Sua característica é marcante pelo fato do Estado não interferir muito em relações comerciais e industriais. Isso se deve ao grande consumo de produtos industrializados, seja ele de qualquer finalidade ou tipo. Ou seja, o mercado se auto regula e atende as suas necessidades e aos seus beneficiários e clientes. Também resulta no crescimento de maiores números de empresas privadas e de comercialização de serviços e bens. Fabricas, empresas e lojas são privadas, gerando renda á população, cenário onde geralmente o Estado não interfere de forma ativa. Resumindo, quem cuida do mercado em si são os próprios empresários e comerciantes, o Estado tem uma participação nesse mercado, coletando impostos, definindo regras gerais para a economia, especialmente no equilíbrio e na livre competição entre as empresas.

Economia Planificada

A economia planificada está presente em países como China (já não tão assim hoje em dia), Coréia do Norte e Cuba. A economia planificada é quando o Estado interfere nos assuntos comerciais de um país, decidindo assuntos como produção e planificação dessa produção. Por coincidência, esse tipo de economia existe mais em países que são representados por um ditador. Um exemplo: um país com 15 milhões de habitantes, o Estado decide produzir então 15 milhões de celulares. Isso gera pesquisa e muita estatística. Essa é uma das formas de regular o mercado e “moldar” conforme os perfis da sociedade. Com isso, a maioria das empresas instaladas e funcionários são do Estado. Existe também um controle de mercado e de mercadorias que entram a um país ou região. Para que isso aconteça é preciso uma extensa fiscalização da mercadoria.
Podemos então concluir que uma das principais diferenças entre economia de mercado e economia planificada se resume em como está regulada a atividade econômica e produtiva por parte do Estado. Se o Estado toma uma posição  intervencionista pode se tratar de uma economia planificada em quanto se o Estado só controla e coleta impostos a atividade econômica, estaria se referindo a uma economia de mercado, onde o mercado se auto regula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário