Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

 


Questões 2 EM e ADM

1 - Assinale a opção que apresenta uma diferença entre a abordagem keynesiana e a abordagem clássica em relação à política fiscal.

 

A) A abordagem keynesiana enfatiza a necessidade de intervenção do governo na economia por meio de gastos públicos para estimular a demanda agregada, enquanto a abordagem clássica defende a ideia de que a economia se autorregula e que o governo deve manter um papel mínimo em relação a ela.

B) Ambas as abordagens concordam que o governo deve aumentar os impostos para reduzir o déficit fiscal.

C) Tanto a abordagem keynesiana quanto a abordagem clássica defendem o uso exclusivo de políticas monetárias para estabilizar a economia.

D) A abordagem clássica apoia fortemente a ideia de que o governo deve intervir na economia por meio de programas de bem-estar social, enquanto a abordagem keynesiana se concentra principalmente em investimentos em infraestrutura.

E) A abordagem keynesiana e a abordagem clássica concordam que o déficit fiscal é sempre prejudicial para a economia.

 

Justifique

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2 - Assinale a afirmação que melhor descreve uma característica-chave do modelo Keynesiano:

 

A) O modelo Keynesiano enfatiza a importância da livre concorrência e da auto-regulação dos mercados para alcançar o pleno emprego.

B) No modelo Keynesiano, as flutuações na atividade econômica são principalmente devido a mudanças na oferta agregada de bens e serviços.

C) Uma característica central do modelo Keynesiano é a ênfase na intervenção governamental para corrigir falhas de mercado e promover o pleno emprego.

D) Segundo o modelo Keynesiano, os preços e salários são flexíveis e se ajustam rapidamente para equilibrar a demanda e a oferta na economia.

E) O modelo Keynesiano postula que o consumo e o investimento são impulsionados principalmente pela expectativa de lucros das empresas.

 

Justifique

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3 - Em conhecido trecho da Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, Keynes expõe as dificuldades de se estabilizarem as taxas de juros de mercado em situações de crise.

 

Um aumento da taxa monetária de juros retarda a produção de riquezas em todos os ramos em que ela é elástica, sem estimular a produção da moeda (que, por hipótese, é perfeitamente inelástica). A taxa monetária de juros, determinando o nível de todas as demais taxas de juros de mercadorias, refreia o investimento para produzir essas mercadorias, sem poder estimular o investimento necessário para produzir moeda que, por hipótese, não pode ser produzida [...]. Quer isso dizer que o desemprego aumenta porque as pessoas querem a Lua; os homens não podem conseguir emprego quando o objeto de seus desejos (isto é, o dinheiro) é uma coisa que não se produz e cuja demanda não pode ser facilmente contida. O único remédio consiste em persuadir o público de que Lua e queijo verde são praticamente a mesma coisa, e a fazer funcionar uma fábrica de queijo verde (isto é, um Banco Central) sob o controle do poder público.

 KEYNES, J. M. Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p.229. Adaptado.

 No trecho mencionado, Keynes reconhece o papel do Banco Central na estabilização da economia nos períodos que se seguem às crises monetário-financeiras. Apesar disso, o autor não viveu para testemunhar as políticas monetárias não convencionais, como as taxas de juros nominais próximas de zero (Zero Lower Bound) e as políticas de afrouxamento monetário (Quantitative Easing - QE), adotadas pelo Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve Bank - FED) e pelo Banco Central Europeu, nos anos imediatamente após a crise financeira global de 2008.

 

Com respeito ao QE, o principal objetivo do FED e do Banco Central Europeu, alinhado com a concepção de Keynes sobre a determinação das taxas de juros, foi:

 

A) reduzir a demanda de moeda para fins especulativos, mediante venda expressiva de títulos de médio e longo prazos nos mercados financeiros, forçando a redução de seus preços e a consequente queda das taxas de juros.

B) reduzir a demanda de moeda para fins especulativos, mediante compras expressivas de títulos de médio e longo prazos nos mercados financeiros, forçando o aumento de seus preços e a consequente queda das taxas de juros.

C) aumentar a oferta monetária e promover a redução da demanda de moeda para transações.

D) aumentar os spreads entre as taxas de juros de longo prazo e as taxas de juros de curto prazo.

E) aumentar as taxas de juros de curto prazo, alinhando-as às taxas de juros de longo prazo.

 

Justifique

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário