Resumo sobre a Oceania
A Oceania é um continente cujas terras estão localizadas no hemisfério sul do planeta Terra composto pela Austrália e as Ilhas do Pacífico (Polinésia, Melanésia e Micronésia); todavia, em termo operacionais, busca-se dividir o planeta em agrupamentos continentais e, por isso, associam-se todas as ilhas com o continente da Austrália ou com a Australásia.
A Oceania é maior agrupamento de ilhas do planeta, com mais de 10 mil ilhas e 14 países, além de alguns territórios ultramarinos: Ilhas Marianas (dominadas pelos EUA), Ilhas Carolinas (dominadas pela Micronésia), Nova Caledônia (dominada pela França), Território Antártico Australiano (dominada pela Austrália) , Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia), Terra Adélia (dominada pela França) e Samoa Americana (dominada pelos EUA).
Sobre a composição geográfica, podemos dizer que a formação do território é predominantemente de origem vulcânica, o que confere aquela região uma intensa atividade tectônica e vulcânica.
Do ponto de vista geopolítico, vale ressaltar que todas as ilhas da Oceania têm a população composta por indígenas, entretanto, na Austrália e a Nova Zelândia os brancos europeus constituem a maioria dos habitantes, especialmente de origem britânica.
Com uma população de cerca de 32 milhões de habitantes, a Oceania é uma região predominantemente urbana, com 75% desta população vivendo em cidades, enquanto 25 % vivem no campo. Vale ressaltar que Austrália e Nova Zelândia, 85% da população reside em áreas urbanas, enquanto o nas ilhas, a maior parte dos habitantes estão nas áreas rurais.
Sua área é de 8.480.355 km², com uma densidade demográfica variante: Austrália 2,2 hab/km²; Papua-Nova Guiné 7,7 hab/km²; Nauru 380 hab/km²; Tonga 163 hab/km² e o território da Austrália correspondem a maior parcela da Oceania, com cerca de 90% do continente.
As maiores cidades da Oceania estão localizadas na Austrália: Sidney, Melbourne, Brisbane e Perth; outras cidades importantes são Auckland e Wellington, na Nova Zelândia e Port Moresby, capital da Papua-Nova Guiné
O inglês é o idioma mais falado no continente, além francês e os dialetos nativos. Do ponto de vista religioso, a maioria dos fiéis é formada por cristãos: católicos romanos (27%) e protestantes (24%).
Colonização e História da Oceania
Chamada de Novíssimo Mundo, a Oceania fora o último continente a ser encontrado pelos europeus. Não obstante, o termo Oceania é usado em vários idiomas para indicar um continente que abrange a Austrália e ilhas do Pacífico contíguas e é uma palavra formada pela junção de "oceano" mais o sufixo "ia", a exemplo de topônimos como Germânia e Transilvânia.
A primeira onda massiva de emigrados só aconteceu por volta de 6000 a.C., com a chegada dos austronésios, oriundos de Taiwan e que se propagaram pelas Filipinas e Índias Orientais, até chegarem à Nova Guiné.
Já no período moderno, os britânicos irão anexar a Austrália aos seus domínios em 1770, quando habitavam cerca de 300 mil nativos, subdivididos em aproximadamente 600 tribos, as quais encontravam-se num estágio cultural muito primitivo e que facilitou sua dominação pelos ingleses. Posteriormente, no século XVIII, a ocupação será feita por prisioneiros e exilados, bem como pelo estabelecimento de um número reduzido de colonos, os quais se dedicaram a princípio, ao desenvolvimento da pecuária, uma das principais atividades até os dias de hoje. Além da pecuária (sobretudo a ovina) desenvolvera-se uma produção de trigo com sucesso.
Como resultado deste domínio, a população indígena irá decair e os britânicos irão impor sua cultura e seus modos de vida, fazendo com que os nativos sejam, hoje, a minoria no continente.
Economia
Os países mais desenvolvidos (Austrália e Nova Zelândia) destacam-se pela fabricação de produtos industrializados e alta tecnologia, enquanto nas outras ilhas pratica-se o extrativismo e a agricultura, bem como o turismo.
Fauna, Flora e Clima
A fauna da Oceania possui muitos animais, entretanto, sua posição isolada levou ao surgimento de algumas espécies exóticas encontradas somente naquela região; dessas, os marsupiais se destacam os cangurus. Outros animais típicos da Oceania são: coala, dingo, cacatua, diabo da tasmânia, ornitorrinco, quivi, cisne negro, elefante marinho, kaluta e kowari. Sua flora é predominantemente florestas tropicais, as quais convivem com o clima desértico na parte interior da Austrália e clima tropical nas ilhas.
Sugestão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário